Se pesquisa sobre especificações de automóveis, certamente terá visto estatísticas dos cavalos do motor e o binário do motor. Mas será que sabe do que se trata?
Neste artigo explicamos o que é esta especificação do motor e que utilidade tem quando conduz o seu veículo. Continue a ler o artigo!
O que é o Binário do Motor?
O binário do motor, ou o torque do motor, é a força que permite a um veículo iniciar a marcha e deslocar-se em estradas mais íngremes.
Assim sendo, quanto maior o binário do motor de um automóvel for, mais carga o veículo consegue carregar.
Para que serve o Binário do Motor?
O binário do motor dá a força necessária ao carro para realizar ultrapassagens, acelerações constantes em subidas e transportar cargas pesadas.
Enquanto os camiões que carregam pesos acima de duas toneladas necessitam de mais binário, os carros ligeiros não precisam da mesma quantidade de binário do motor, mas sim de potência de motor.
Estes veículos ligeiros precisam de ter um bom equilibro entre potência e binário para que tenham a força necessária para subir estradas íngremes (binário) e a capacidade para circular a velocidades altas (potência).
O que é o Binário Máximo?
O binário máximo do motor é atingido a uma determinada rotação, isto é, a força do motor varia até encontrar o seu máximo desempenho numa determinada rotação.
No caso do binário do motor elétrico, o binário máximo está disponível quase a partir das zero rotações, diminuindo à medida em que o número de rotações por minuto aumenta.
Ou seja, a performance dos carros elétricos é elevada quase de forma instantânea.
Como o Binário do Motor afeta o Desempenho do Carro?
O binário afeta diretamente a capacidade de um carro acelerar, especialmente a partir de baixas rotações, como ao sair de um semáforo ou subir uma estrada íngreme.
Além disso, um motor com um binário mais alto pode aumentar a capacidade de rebocar cargas pesadas, como trailers.
Por outro lado, um carro com binário mais alto tem um desempenho melhor em situações de condução urbana, onde há uma necessidade constante de aceleração e desaceleração.
O que é a Potência do Motor?
A potência do motor é a medida da taxa na qual o trabalho é realizado, medindo a velocidade com que o motor pode realizar um trabalho, geralmente expressa em cavalos (HP) ou quilowatts (kW).
A potência é determinada pela quantidade de trabalho que ele pode realizar num determinado período de tempo. É influenciada por vários fatores, incluindo o tamanho, design e eficiência do motor.
Quanto maior a potência do motor, maior será a sua capacidade de realizar trabalho num determinado período de tempo, o que geralmente se traduz numa melhor aceleração e velocidade máxima.
Porém, também pode levar a um maior consumo de combustível e emissões de gases poluentes, dependendo da eficiência do motor.
Como a Potência do Motor afeta o Desempenho do Carro?
A potência do motor é um dos principais fatores que afetam o desempenho do carro, pois influencia diretamente a sua capacidade de aceleração, velocidade máxima e capacidade de carga.
Quanto maior a potência do motor, maior é a capacidade de aceleração do veículo, o que significa que ele pode atingir velocidades mais altas num período mais curto.
Por outro lado, um motor com baixa potência pode resultar num desempenho insuficiente do veículo, com uma aceleração mais lenta e velocidade máxima reduzida.
Isto pode ser especialmente problemático em situações de ultrapassagem ou subidas íngremes, onde um motor mais potente pode ser necessário para superar a resistência do ar ou da gravidade.
Qual a Diferença entre Potência do Motor e Binário do Motor?
A potência do motor mede a taxa na qual o trabalho é realizado, enquanto o binário do motor mede a força rotacional do motor.
Ambos são importantes para o desempenho do motor e para a escolha de um veículo adequado às necessidades do utilizador.
Como o Binário e a Potência se Relacionam?
O binário e a potência são duas medidas diferentes do desempenho do motor, mas estão diretamente relacionados entre si.
Quanto maior for o binário do motor, maior será a potência numa determinada faixa de rotações.
Por exemplo, um motor com um binário alto pode gerar muita força a baixas rotações, mas pode ter uma potência limitada em rotações mais altas.
Por outro lado, um motor com um binário mais baixo pode ter uma potência mais alta em rotações mais altas, mas pode não gerar tanta força a baixas rotações.
Em suma, o binário do motor afeta a força que o carro pode gerar para se mover, enquanto a potência afeta a rapidez com que o motor pode fazer o trabalho necessário para mover o carro numa determinada velocidade.
Como Aumentar o Binário de um Motor?
Existem algumas maneiras de aumentar o binário de um motor, tais como:
- Instalar um novo sistema de escape;
- Adicionar um turbo ou um compressor para aumentar a quantidade de ar que entra no motor, permitindo que mais combustível seja queimado;
- Adicionar um sistema de injeção de água no motor, para reduzir a temperatura de combustão;
- Reconfigurar a centralina, para permitir que o motor produza mais binário em determinadas faixas de Rotações por Minuto (RPM);
- Ajustar a relação do eixo de transmissão.
No entanto, é importante alertar que o aumento do binário de um motor pode afetar outros aspetos do desempenho do carro, como a poupança de combustível e a durabilidade do motor.
Além disso, é importante considerar a capacidade do sistema de transmissão e outros componentes do carro para lidar com o aumento do binário.
É recomendável procurar a ajuda de um profissional qualificado para realizar qualquer modificação no motor do carro.
Por que razão é que os Motores a Gasóleo produzem mais Torque do que os Motores a Gasolina?
Existem algumas características técnicas que fazem com que os motores a gasóleo produzam mais torque que os motores a gasolina. Descubra quais na lista a seguir.
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Taxa de Compressão Maior
Enquanto um pistão de um motor diesel sobe até à margem do cilindro do motor, o pistão de um motor a gasolina pára o seu movimento um pouco antes do topo do cilindro.
Tal se deve ao facto de os motores a gasóleo não recorrerem a velas para efetuar a ignição. Por isso mesmo, comprimem ao máximo a mistura do ar com o combustível.
Deste modo, gera mais força e não potência de motor.
Enquanto que os motores diesel têm uma taxa de compressão compreendida entre 16:1 e 18:1, os motores a gasolina têm uma taxa de compressão entre 11:1 e 13:1.
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Velocidade da Combustão Maior
Num veículo diesel, a velocidade da combustão é maior, pois a combustão auto ignifica-se.
Já a combustão num motor a gasolina precisa de uma faísca para que se dê a explosão. Por isso, acaba por ser mais lenta.
Uma maior velocidade de combustão no motor a diesel leva a um maior binário e a uma maior força disponível no motor.
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Turbo
A maioria dos veículos diesel tem um ou dois turbos.
Uma vez que o turbo compressor permite criar uma pressão ainda maior dentro do cilindro do motor a diesel, há um aumento do binário produzido pelo motor.
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Poder Calorífico e Densidade
O gasóleo é um combustível menos denso do que a gasolina. Portanto, tem um poder calorífico menor.
Por outro lado, o gasóleo consegue armazenar até mais 15% de energia por volume do que a gasolina.
Cada vez que existe a combustão num motor a diesel, é exercida maior pressão e transferida mais energia para o pistão, produzindo, assim, mais binário.
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