Polia do alternador: Para que serve, sintomas e preço
Postado por      21/12/2022
Polia do alternador: Para que serve, sintomas e preço

Neste artigo explicamos para que serve e quais os sintomas indicadores de problemas na polia do alternador. Continue a ler o artigo e saiba isto e muito mais!

O que é a polia do alternador?

A polia do alternador é uma componente ligada ao alternador e é responsável por transmitir a rotação para o alternador através da correia de distribuição.

Por que componentes é constituída a polia do alternador?

Por norma, a polia do alternador de um automóvel é constituída pelos seguintes componentes:

  • Perfil de correia de nervuras trapezoidais;
  • Dois rolamentos de apoio radiais;
  • Anel interior com orifício de centralização;
  • Juntas no lado frontal e no lado do alternador;
  • Tampa de proteção na parte frontal.

Para que serve a polia do alternador?

A polia do alternador serve para fornecer energia ao alternador do veículo.

Esta componente tem uma função crucial, pois sem ela o alternador não conseguiria converter a energia mecânica em energia elétrica e, consequentemente, a bateria não seria carregada.

Quais os sintomas indicadores de problemas na polia do alternador?

Os sintomas indicadores de problemas na polia do alternador do seu veículo são:

  • Desgaste visível na polia com ferrugem;
  • Barulhos estridentes na correia de distribuição;
  • Rolamentos danificados.

O que significa o barulho na polia do alternador?

O barulho junto da polia do alternador pode indicar danos na polia ou no alternador.

Ao escutar este tipo de ruídos deve deslocar-se a uma oficina autorizada do fabricante do seu automóvel ou ao seu mecânico de confiança para prevenir males maiores.

A KROFtools aconselha a que faça uma manutenção preventiva no seu automóvel para que o mantenha sempre em bom estado de conservação.

Que cuidados deve ter com a polia do alternador?

Deve ter os seguintes cuidados com a polia do alternador:

  • Verificar a polia se acender a luz de bateria no painel de instrumentos;
  • Verificar as conexões dos cabos à bateria;
  • Verificar sinais de oxidação na polia do alternador;
  • Verificar o estado das correias de transmissão;
  • Desligar acessórios elétricos sempre que não estiverem a ser utilizados;
  • Verificar o estado da bateria.

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